João Lourenço recebe 3ªfeira Rafael Marques e Luaty Beirão entre outros ativistas - PORTAL BWEDSONS

Breaking

Play On

João Lourenço recebe 3ªfeira Rafael Marques e Luaty Beirão entre outros ativistas


Os ativistas Rafael Marques e Luaty Beirão são alguns dos líderes de organizações da sociedade civil e não-governamentais que serão recebidos terça-feira pelo Presidente de Angola, João Lourenço, para analisarem "questões da atualidade", refere hoje um comunicado oficial.
Numa nota de imprensa, a Casa Civil do Presidente da República angolana adianta que, além de Rafael Marques, pela Fundação Open Society Angola, e de Luaty Beirão e Alexandra Simeão, ambos pela associação Handeca, estarão igualmente presentes representantes de cerca de uma dezena de instituições ligados à defesa dos direitos humanos, desenvolvimento rural, direito e promoção da juventude.
Entre outros, a nota refere que, no encontro, deverão também participar Fernando Macedo, pela Associação Justiça, Paz e Desenvolvimento (AJPD); Salvador Freire, pela Associação Mãos Livres, e José Patrocínio, pela OMUNGA.
Outras associações com participação confirmada na audiência coletiva são também o Centro Cultural Mosaico, a Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), a AMANGOLA e os Conselhos Nacional e Provincial da Juventude.
O ativista Luaty Beirão na sua pagina de twitter recordou esta segunda-feira que quando foi acusado de tentativa de rebelião em Angola garantiu que no Palácio presidencial apenas entraria como "ilustre convidado", o que se concretizará na terça-feira.
O 'rapper', um dos 17 ativistas detidos em 2015 por contestarem o regime angolano, e que chegou a estar preso durante vários meses -- tendo cumprido, em protesto, 36 dias de greve de fome na cadeia -, é um dos líderes de organizações da sociedade civil e não-governamentais que serão recebidos na terça-feira pelo chefe de Estado angolano, João Lourenço, para analisarem "questões da atualidade".


"Disseram que queria dar o golpe de Estado, retirar o Zé [José Eduardo dos Santos, Presidente da República até setembro de 2017], instalar-me no Palácio. Respondi: a única forma de algum dia entrar nesse mambo [no Palácio Presidencial] será pelo portão da frente como ilustre convidado", escreveu hoje no Twitter Luaty Beirão, pouco depois de confirmar, na mesma rede, que irá estar presente na reunião com o chefe de Estado.